A Barragem do Roxo recebeu o primeiro transvase de água da Albufeira de Alqueva, num momento histórico, realizado nesta quinta-feira, dia 9, e que contou com as presenças de Phil Hogan, Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Capoulas Santos, ministro da Agricultura.

Capoulas Santos mostrou-se emocionado com este momento, recordando que Alqueva foi um projeto pelo qual se bateu e que tem acompanhado.

António Parreira, presidente da Associação de Beneficiários do Roxo, salientou o facto de, em ano de seca, ter sido possível, não se ter sentido a falta de água, situação que permite aos agricultores continuar a apostar no regadio. Acrescentou ser determinante o recurso água para a agricultura e que por isso mesmo, é fundamental também, a conclusão do projeto Alqueva. O presidente da Associação de Beneficiários do Roxo alertou ainda, para os investimentos que o regadio representa para agricultores e associações.

Nelson Brito, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, destacou a nova oportunidade que Alqueva representa para este concelho, a nível do abastecimento público e para o sector agrícola e falou em “marco histórico”.

Noticia "Rádio Voz da Planície"